DIÁRIO DA ALOPECIA: O COMEÇO

20 dezembro 2021

 

Desde que eu anunciei no nosso perfil no instagram (@thehouseofpoms) que iria falar sobre alopecia (pós tosa e x), eu fiquei pensativa em como poderia começar essa "série" de matérias aqui no site/youtube/instagram. E eu não consegui outra resposta além de... começar pelo começo.

Vamos contextualiza-los. Shoyu tem, atualmente, 7 anos e 2 meses. Foi diagnosticado com alopecia x com seis anos. Sim, alopecia x tardia. Ele é vermelho sable e para quem não entende muito bem de cor, ele é um laranja avermelhado com uma capa preta no dorso. Passou por uma troca boa de pelagem na infância. A troca de um ano foi um pouco mais branda, mas ainda assim, existente e considerável. Porém um detalhe que vale a pena ressaltar: após essa troca de um ano, Shoyu perdeu 80% da pelagem do rabo. Causava estranheza, porém, como ele sempre teve uma pelagem farta, o rabo se camuflava no corpo e eu entendi, na época, que devia ser característica dele mesmo. 

Em 2017, Shoyu apresentou alopecia pós tosa, do qual não falarei nesse momento. Apenas nas matérias sobre a alopecia pós tosa, ok? Agora falamos de alopecia x. Mas lembrando que ele se recuperou da condição pós tosa num período de 1 ano. 

A pelagem dele sempre foi lanosa. Se eu pudesse falar sobre proporção, seria basicamente 80% lã, 20% pelo. Tivemos a fase de tutores que acreditam que a raça não precisa de banho e chegamos a dar a cada quatro meses. Hoje, eu respeito quem segue essa linha, mas para a realidade dos meus cães e diante do meu conhecimento, isso é totalmente inviável. Em 2017, Shoyu passou a tomar banhos a cada 20 dias. Os cuidados com hidratação e escovação se tornaram frequentes e mais minuciosos. 

Por acreditar que a pelagem do Shoyu era a "mais problemática" para alopecia x devido à quantidade de lã que ele tinha, eu sempre fiquei muito atenta. As escovações eram praticamente um momento sagrado diário para fuçar o corpo dele inteiro. Em fevereiro de 2020, nós resolvemos trocar a ração deles para uma "mais natural", mesmo sabendo que nenhum alimento é "mais natural" a partir do momento que ensaca. Mas enfim, foi a única situação diferente da vida deles. No mês seguinte à essa troca, eu já notei uma pelagem mais ressecada. E parecia que os banhos "não duravam" mais. 

E então, no fim de maio de 2020, encontrei essas duas falhas. Em uma época do ano que a pelagem não devia cair e sim, encher por causa da proximidade do inverno. Era uma falha de cada lado do rabo, na parte posterior das pernas traseiras. Elas estavam discretas ainda, mas coração de mãe não falha, né? Mostrei para várias pessoas e todas diziam que eu estava "doida" e estava vendo "pelo em ovo". Mas não, pelo era o que eu não estava vendo!!! Na teimosia e seguindo meu coração, eu agendei dermatologista e graças a Deus tinha para o dia 01 de Junho. E na consulta foi confirmado que as falhas eram reais e começamos a saga para fechar o diagnóstico.


E por incrível que pareça, para o meu desespero total, as falhas do dia 28 de Maio para o dia 01 de Junho já haviam crescido consideravelmente. Enquanto fazíamos os exames para descartar doenças como hipotireoidismo e adrenocorticismo, o que eu providenciei muito rapidamente porque eu tinha pressa, as falhas começaram a "andar" pelo corpo dele e então, várias partes já estavam sem pelo, sem lã.



Antes dos resultados, o Dr Carlos Larsson, médico veterinário responsável pelo Shoyu, já prescreveu suplemento e hidratação máxima àquela pelagem. E ai está o ponto X da alopecia X. É uma pelagem doente e que a estrutura já está danificada. Vocês viram como as falhas "andaram", certo? E então, para que essas falhas não avancem mais e a alopecia x comprometa mais pelos que ainda estão saudáveis, é necessária uma hidratação forte, boa e consistente.

Um dos pontos primordiais é a persistência e consistência dos banhos. No tratamento contra a x, Shoyu teve épocas de banhos semanais e depois espaçamos para quinzenais. E tudo sempre de acordo como a pelagem dele está reagindo diante de fatores externos como ambiente e diante da hidratação. 

O pelo ficou mais ressecado 4 dias após o banho? Intensificamos a hidratação diária e antecipamos o banho. O pelo ficou bem após 1 semana? 10 dias? Tudo isso é papel do tutor acompanhar e identificar.

Uma analogia usada pelo Doutor e que eu jamais me esqueço. Tratar alopecia é como cuidar de um jardim. Para que cresça uma flor bonita e saudável, além de regala-la, do que precisamos? De um solo bem cuidado, forte e adubado. Com a alopecia é praticamente a mesma coisa. Precisamos deixar a pele do animal sempre limpa, hidratada e cada vez mais forte para que ela esteja preparada e pronta para sustentar o pelo saudável que vier. 

Vou encerrar por aqui, hoje. Mas amanhã vou falar mais sobre como cuidar em casa. Não irei passar a prescrição do Dr Carlos porque ela é individual para o Shoyu, mas tem alguns produtos que nos ajudam muito e podem ajudar quem não tem acesso à uma consulta com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

THE HOUSE OF POMS
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL