DIÁRIO DA ALOPECIA: O X DA X

21 dezembro 2021

Eu gostei de fazer o trocadilho do título. Me julguem! 😁😂

Eu pensei muito em adiar o tema dessa matéria para o fim para "prender" a audiência e "forçar" todos a acompanhar, realmente, até o fim. Porém quem realmente está interessado no assunto abordado, vai fazer isso sem esforço.

Como disse ontem, um dos pontos mais importantes (se não o mais) do tratamento da alopecia, seja x ou pós tosa, é o cronograma dos banhos. É entender que precisa ser seguido à risca. 

Quando o Shoyu começou o tratamento, os banhos iniciais foram semanais e nós não deixamos atrasar. Nenhum. E permanecemos nessa assiduidade mesmo quando passaram a ser quinzenais. E olha que na época, eu dava banho em São Paulo e mesmo com trânsito e com a agenda super apertada, eu dava um jeito. Não atrasamos NENHUM BANHO. E quando o banho dele era cancelado, eu mesma dava banho em casa. Justamente para que não atrasasse nenhum diazinho. 

Acho importante lembra-los que não só os banhos, mas todo o tratamento em si. A hidratação com produtos, inicialmente manipulados pelo doutor, era diária. Eu arranjava tempo, sempre, para hidratar com spray e passar a loção nas áreas lesadas. Duas vezes ao dia.

Prestem atenção nas datas:
Início dos sinais da doença: fim de Maio de 2020
Início do tratamento: início de Junho de 2020
Diagnóstico fechado em alopecia x: Agosto de 2020
Alopecia x controlada: Outubro de 2020
Primeiros sinais da recaída: Fevereiro de 2021
Recaída da doença: Julho de 2021
Controle da doença: Dezembro de 2021

A doença é uma montanha russa. Tem momentos mais tensos, outros mais calmos. Tem hora que desanima, não vou negar. Eu que sempre fui muito ansiosa foi um treino maravilhoso para desacelerar e ter paciência. É uma doença que não tem cura. E então eu sei que enfrentarei várias recaídas, mas estou disposta a enfrenta-las todas ao lado dele. E ele sabe disso.

Sho teve a doença controlada em Outubro de 2020. Infelizmente perdemos a Jujuba no fim de novembro de 2020 e ele é extremamente ligado emocionalmente comigo. Se eu estou em crises, certamente, algum tempo depois, ele vai demonstrar isso na pelagem. Ainda não se sabe, cientificamente, o motivo da alopecia x. O que realmente está por trás dela. Mas eu acredito muito no lado emocional como um dos starts também. Além de outros como nutricional (o start do caso do Shoyu) e tosas... 

No finalzinho de Julho desse ano eu percebi que a estrutura do pelo dele estava novamente ficando "estranha"... a pelagem não conseguia se manter hidratada mesmo com um espaço pequeno entre os banhos (15 dias) e novamente, me acharam doida por enxergar a alopecia dele saindo do controle.

E então eu decidi que estava na hora de tomar as rédeas do tratamento dele. Eu terceirizava isso, mas nos últimos meses, eu acabei dando muitos banhos em casa. E então, por que não? Materiais para isso, eu tinha. Conhecimento, também. 

E é justamente esse protocolo que eu quero compartilhar com vocês. Porque é um protocolo de fácil acesso para todos. 

Vamos para o que realmente interessa. Eu sei que a maioria não tem acesso à veterinários especializados em alopecia e ficam perdidos. 

A minha sugestão é: faça esse protocolo, semanalmente. Pelo menos nesse primeiro mês. E depois, avalie se a pelagem fica bem se espaçar os banhos para 15 dias. Ok? Cães com alopecia x, controlada ou não, não devem passar de 20 dias entre os banhos, tá?


BANHO: 

Eu realmente amo toda a linha Olive Care da Perigot. Conheço desde o início do tratamento do Shoyu e sou totalmente rendida pela linha. Aliás, uso em todos os cães aqui. Inclusive os com pelagens saudáveis. Fica a dica! 😉

O banho é "normal". Aplique o shampoo na pelagem totalmente molhada e massageie. Tome cuidado para não embolar os pelos, tá? Porque se embolar, para aliviar o estrago é trabalhoso... se vocês quiserem um vídeo ensinando as técnicas, me avisem.

Normalmente somente uma vez já é o suficiente para os meus, porém caso o cão esteja muito sujinho, lave duas vezes.

E não se esqueça de enxaguar muito bem. Deixar resíduos de produtos não faz bem à pelagem e nem à pele.


HIDRATAÇÃO NO BANHO:

Terminou de enxaguar? Tá bem cheirosinho? Então chegou a parte mais importante do banho e talvez a mais chatinha. Nem todos os cães estão acostumados, mas tenha paciência.

Eu separo a quantidade que eu estimo que será usada num potinho. Geralmente o pote da geleia já vem com medidor para auxiliar também. 

Com a pelagem ainda molhada, sem excessos, eu passo a geleia na direção do caimento do pelo. Mais do meio do fio para as pontas. Massageio levemente e deixo agir por 10 minutos

Após esse tempo, enxaguo bastante para não deixar resíduo. No começo, quando a pelagem ainda está bem ressecada é normal você notar que o produto é "sugado" pela pelagem. E as vezes até gastamos mais do produto também. Fique calma. É o produto cumprindo o seu papel.

HIDRATAÇÃO NO BANHO 2:

Eu conheci esse condicionador da linha Hydra Pet Spa há pouco tempo. Acho que faz uns 4 meses. E eu tenho revezado com a geleia que falei acima. Gostei muito do resultado no primeiro banho.

A marca pede para adicionar o booster, mas eu não comprei e fez um efeito bom também. 

Jamais usar a geleia e o condicionador, juntos, tá? Ou é um, ou é outro. Gostei desse Senses porque vem 1L e rende bastante.

O modo de uso é o mesmo da geleia. Porém eu deixo agindo por cinco minutos.

Para cães em fase de troca é sensacional também!!!

PRÉ SECAGEM:

Vocês estão vendo como eu amo essa marca né? E eu nem ganho nada para indica-la para vocês. Eu realmente sou cliente assídua há dois anos. 

Depois de enxaguar bem, eu deixo ele se chacoalhar para tirar um pouco da água e tiro o restante do excesso com a toalha. Se você nunca deu banho em um cão em casa, vale a pena dar uma olhadinha em vídeos do YouTube para ver como seca com segurança de não embolar tá?

Com o cão já mais sequinho, você borrifa esse spray por todo o corpinho dele. 

Notei que ele protege do soprador/secador e deixa a pelagem mais brilhosa e macia. E menos quebradiça.

HIDRATAÇÃO DIÁRIA:

Se há um produto que realmente eu influencio todos a comprar é esse: leave in da Manuka. Ele é tão hidratante que até nossas mãos ficam super macias... 😁😂😄

Não aplico diretamente na pelagem. Ele é um creme. E então, passo uma quantidade razoável nas minhas mãos, as esfrego uma na outra e depois passo sob a pelagem. Eu deixo a pelagem até um pouco úmida e após, escovo. 

Quando o Shoyu está com a alopecia descontrolada, faço isso duas vezes ao dia. Porém não eu escovo todos os dias. As vezes, só passo as mãos mesmo com o produto e deixo assim.

Hoje, com a doença controlada, eu faço esse processo de hidratação a cada dia dois dias. 

UMA DICA ALÉM:
Não tem nada a ver com banho. Pelo amor de Deus, não passe azeite na pelagem 😂 e nem nenhum outro tipo de óleo (oléo de coco, por exemplo). 

Eu vi uma postagem em algum grupo do Facebook indicando dar azeite de oliva extra virgem grego. Não dei muita importância mesmo vendo resultados com fotos. Até que minha amiga Amanda, companheira também de luta contra alopecia x, me disse que comprou e que estava vendo resultados. E que resultados, viu?

Na hora, comprei. Ele é meio carinho, mas você dá uma colherzinha de café por dia. Eu misturo na ração.

E depois, pensando bem, sempre demos azeite para o Cookie por ter prisão de ventre. E o Cookie já foi tosado até de Boo e é um mar de pelo, né?


Bom, por hoje é só. Escrevi demais.
Amanhã eu vou mostrar como o Shoyu está atualmente. Vocês vão se chocar! Positivamente, claro. Espero que usem as dicas, claro, com responsabilidade. E espero ajudar quem precisa. 💓


Um comentário:

  1. Voto sim para o vídeo com as técnicas que usa no banho :) vai ajudar muito. Conteúdo está ótimo, obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir

THE HOUSE OF POMS
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL